Ginecologia

Ginecologia

A função da ginecologia é detectar e tratar os problemas que acometem a mulher em cada uma de suas fases.

A menstruação determina as fases da vida da mulher. Grandes mudanças cercam o período em que ela se inicia e o período em que ela termina.

O período que engloba aproximadamente 2 anos antes e um ano após a menstruação é o da puberdade, momento em que devem se iniciar as consultas ginecológicas para avaliar se as mudanças que estão ocorrendo (aumento de mamas e pelos) estão adequadas para a idade.

Neste período também é importante verificar se o crescimento da adolescente está dentro do esperado.

O momento seguinte vem com a menstruação e seus possíveis reflexos na vida da mulher: cólica menstrual e tensão pré-menstrual. Ambas precisam ser tratadas prontamente devido ao impacto que causam no dia a dia da paciente.

Ginecologia

O menacme é o período que vai da primeira menstruação até a última. É quando mais frequentemente se desenvolvem as patologias como mioma uterino, endometriose, nódulos de mama.

 

Este é o período em que exames preventivos devem ser realizados anualmente, visando à detecção precoce das alterações.

A menopausa é a última menstruação. Alguns poucos anos que a precedem e que a sucedem correspondem ao climatério, momento em podem aparecer vários sintomas como fogachos (calores), insônia, indisposição, fadiga, depressão, irritabilidade, sintomas estes que se não tratados adequadamente podem comprometer a qualidade de vida da paciente.